quinta-feira, 9 de setembro de 2010

JDM - Japan Domestic Market


O termo JDM (Japan Domestic Market), que significa carro do mercado doméstico japonês, é utilizado por empresas ao se referir ao mercado local de bens e aos serviços, em oposição ao mercado internacional de produtos não-japoneses. Está presente nas ruas e corridas do continente asiático, e adorado por fãs no mundo inteiro. Este estilo se destaca no uso de carros de produção japonesa, onde o publico na grande maioria, investem pouco no visual preferindo o maior investimento para o motor. É um conjunto da personalização exterior, mantendo as linhas do carro, e a busca por um melhor rendimento e performance do motor.



Os carros do estilo JDM foram limitados por um acordo entre os fabricantes em um limite de 280CV (276 hp) em 1988 e uma velocidade máxima de 180 ou 190 km/h, desde o final dos anos 70, primeiro devido aos interesses de segurança e segundo devido a preocupações sobre as gangues bōsōzoku. O limite de potência foi aumentado em 2004. No entanto, o limite de velocidade de 180 ou 190 km/h continua em vigor, dependendo da marca e modelo do veículo. Muitos carros do JDM têm velocímetros que só vão até 180 km/h, embora o carro seja capaz de atingir velocidades muito maiores, se não tiver o limitador.



Veículos construídos com as especificações JDM podem ter suspensão mais dura e melhor resposta do acelerador, são construídos para diferentes mercados, devido aos diferentes estilos de condução e de diferentes tipos de estradas.

Fonte: Traduzido por mim, e adaptado de diferentes sites.

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